Carente de serviços públicos de saúde nas áreas de média e alta complexidade, a população de Guaraí espera há mais de três anos pela conclusão da obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município. Orçada em R$ 2,2 milhões, a unidade deveria ter sido entregue no ano passado, mas até agora isso não aconteceu.

 

Dados do próprio Ministério da Saúde, responsável pelo repasse da maior parte dos recursos destinados para a construção da unidade, mostram que apenas 65% das obras foram concluídas. Como se não bastasse, mesmo com o lento processo de construção, o órgão Federal garante que já repassou 90% dos recursos previstos para a obra.

 

Preocupado com a questão, o vereador Enival Peres (PSD) cobrou explicações do município e exigiu que os recursos destinados sejam de fato aplicados na construção. O parlamentar conta que encaminhou ofícios para o Poder Executivo, mas ainda não recebeu explicações convincentes. Enival espera que pelo menos a construção seja entregue ainda neste ano.

 

Após a conclusão, a estimativa do Ministério da Saúde é que a estrutura da UPA possa atender uma população regional de quase 150 mil habitantes, espalhados por 23 municípios, incluindo Guaraí. Além disso, a unidade servirá de base para a instalação Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que hoje também é uma das grandes demandas da comunidade local.

 

Nesta semana, a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), acompanhada de técnicos da área de saúde, esteve em Brasília-DF, onde se reuniu com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar justamente destas obras. A preocupação da gestora é de que o investimento seja perdido, já que o município não tem como manter a estrutura depois de concluída.

 

Especialistas apontam que municípios do porte de Guaraí não conseguem administrar e manter sozinhos uma UPA 24h em funcionamento, mesmo com os repasses feitos pelo Governo Federal e Estadual. A expetativa é de que até o fim deste ano o modelo de gestão destas unidades seja revisto, para que assim as obras sejam concluídas e entregues a comunidade.