Inaugurada há mais de 20 anos, uma das principais praças esportivas de Guaraí, o Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina, sofre com a falta de manutenção, além da precariedade nas instalações. O local, que deveria ser “zelado” pelo Governo do Estado, não recebe uma reforma digna há anos e, apesar da situação lamentável em que se encontra, é utilizado com regularidade pela comunidade.

 

Desde 2012, quando o Guaraí Notícias foi criado, reportagens denunciam o abandono do local. Entre os problemas mais evidentes estão a falta de manutenção nos banheiros, a ausência de bebedouros, a iluminação que não funciona efetivamente, além da falta de alambrados, redes de proteção, limpeza, incluindo ainda infiltrações, mato alto e falta de manutenção no piso da quadra.

 

Foto: Guaraí Notícias

Crianças, jovens, desportistas profissionais e amadores utilizam o ambiente para atividades de domingo a domingo.

 

Crianças, jovens, desportistas profissionais e amadores utilizam o ambiente para atividades de domingo a domingo. Há quase um ano, o Governo do Estado não disponibiliza nem funcionários para cuidarem do ambiente. O ginásio, que é poliesportivo apenas no nome, já não possui mais as estruturas necessárias para a prática de voleibol e basquete, sendo utilizado apenas para jogos de futsal.

 

O Guaraí Notícias procurou a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Guaraí, órgão estadual responsável pela manutenção da praça esportiva. Por telefone, a diretora do órgão, que assumiu a função a menos de 30 dias, Ruthecleia Pereira de Sousa Lopes, disse que o Estado planeja reformar o ginásio em breve, mas não soube informar quando de fato estas obras vão começar.