Idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde devem ser os primeiros vacinados contra a Covid-19 em Guaraí. Caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorize até o dia 17/01 o uso emergencial de dois imunizantes em fase final de testes no país, a aplicação começará no dia 21/01.

 

Estes imunizantes serão entregues pela Fiocruz e pelo Instituto Butantã, respectivamente, parceiros na produção da vacina de Oxford/AstraZeneca, com 2 milhões de doses prontas e da Coronavac, com outras 6 milhões de doses prontas. Ambas também podem ser produzidas no Brasil, após aval da ANVISA.

 

O Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde prevê que o Tocantins imunize inicialmente cerca de 450 mil pessoas integrantes dos grupos prioritários, que poderão receber uma ou até duas doses, dependendo da vacina aplicada, lembrando que a campanha deve acontecer até novembro de 2021.

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO), garante que está preparado para distribuir todos os imunizantes a cada um dos municípios tocantinenses, obedecendo os critérios determinados pelo Ministério da Saúde. O Estado já possui 466 mil seringas com agulhas prontas para uso.

 

Obs.: Mais detalhes sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Guaraí serão divulgados em breve pela Secretaria Municipal de Saúde.