O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou nesta quarta-feira (28/08), os dados da estimativa populacional do país. Conforme o órgão governamental, o Brasil tem 210,1 milhões de habitantes, 1,6 milhão a mais do que no ano passado. Guaraí teve um salto tímido de 25,4 mil para 25,9 mil.

 

As estimativas do IBGE são utilizadas como parâmetro pelos tribunais de contas, especificamente nos cálculos que envolvem a distribuição de recursos públicos, servindo ainda como referência de indicadores sociais e econômicos. A quantificação é feita com base em projeções e não por contagem individual.

 

Em relação ao Tocantins, a projeção indica que o estado tem pouco mais de 1,5 milhão de habitantes, 1,13% a mais do que em 2018. Palmas continua sendo a capital menos populosa do país, com apenas 299 mil habitantes, lembrando que 57,4% da população brasileira reside em menos de 5,8% do território nacional.

 

São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões de habitantes). Serra da Saudade-MG é o município brasileiro com a menor população, apenas 781 habitantes e o segundo menos populoso é Borá-SP, com 837 habitantes.