O Hospital Regional de Guaraí (HRG) voltou a realizar cirurgias ortopédicas. O 1º paciente atendido foi um homem, que não teve seu nome informado. Ele deu entrada na unidade com um dedo fraturado na última quarta-feira (31/07). O procedimento foi executado com sucesso por um médico nascido na cidade.

 

Segundo a diretora da unidade, Consuelo Julião, o HRG vinha se preparando para poder atender esta demanda. “Estávamos trabalhando para conseguir lotar um profissional desta especialidade aqui em Guaraí, o que finalmente pôde ser concretizado com a chegada do Dr. Diorgenes Vanderlei”, explicou a gestora.

 

Dr. Diógenes, que possui especialização na área de traumatologia e já atuava na cidade, porém em clínicas particulares, também fez parte da equipe de cirurgiões ortopédicos que realizaram a 1ª cirurgia de fêmur do Hospital Regional de Miracema do Tocantins, procedimento efetivado no último dia 28/06.

 

A expectativa é de que procedimentos cirúrgicos de menor complexidade agora possam ser realizados na unidade. Anteriormente estas demandas acabavam sendo transferidas para Araguaína ou Palmas. Além do novo ortopedista, a escala do HRG voltou a ter, também nesta semana, pediatras e cardiologistas.

 

24 municípios atendidos pelo HRG

 

O HRG cobre uma região que compreende 24 municípios. A unidade possui 65 leitos e atende uma média de 200 pacientes por dia, a maioria na parte ambulatorial. Na área de maternidade, por exemplo, são realizados em média 10 partos diários, cerca de 300 por mês, sem contar os demais procedimentos.