Crianças com idades entre 1 e 14 anos que aguardam por cirurgias eletivas, incluindo correção de fimose (meninos), sinéquia vaginal (meninas), além de hérnias ou má formações (meninos e meninas), podem garantir a realização do procedimento por meio de uma nova fase do mutirão “Opera Tocantins”, que vai acontecer em janeiro de 2020 no Hospital Regional de Guaraí (HRG).

 

Segundo informado, serão disponibilizadas mais 40 vagas. Para ter acesso ao mutirão de cirurgias, os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor de Regulação de Cirurgias Eletivas do HRG, apresentando o encaminhamento e os documentos pessoais da criança, o que deve ser feito até o próximo dia 23/12, data das consultas pré-operatórias.

 

“No último dia 16/12 atendemos 25 crianças pelo mutirão e agora conseguimos mais 40 vagas para novos procedimentos que serão realizados em janeiro do próximo ano. Pedimos que os pais/responsáveis procurem o hospital ou a Secretaria Municipal de Saúde para que possamos encaixar quem ainda tem esta necessidade”, explica Consuelo Julião, atual diretora geral do HRG.

 

Desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), o “Opera Tocantins” possui ações previstas para todos os 18 hospitais públicos do Estado. A iniciativa também conta com o apoio da Assembleia Legislativa (AL/TO), já que vários deputados direcionaram emendas ao projeto, lembrando que a fila de espera para procedimentos eletivos no Tocantins possui mais de 5,5 mil pacientes.

 

Mais informações e contatos

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 3464 8315, contato do Setor de Regulação de Cirurgias Eletivas do HRG (falar com Silvania ou Creuza) ou ainda pelo 3464-2121, contato da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí. Vale destacar que além das 40 cirurgias previstas para janeiro de 2020, estão sendo programados procedimentos para o mês de fevereiro do próximo ano.