Pesquisadores da Universidade de Harvard divulgaram um estudo recente sugerindo que os homens que se masturbam pelo menos 21 vezes ou mais por mês podem ter suas chances de câncer de próstata reduzidas em até um terço se comparados aos homens que não possuem a mesma prática.

 

Para chegar a este resultado, foram realizados quase 32 mil questionários dentro de um período de 18 anos. Os resultados apontaram uma redução significativa nos casos de câncer de próstata quando os homens se masturbavam com certa frequência, independente da faixa etária.

 

Estudos anteriores chegaram a indicar que uma vida sexual ativa também poderia reduzir as chances da doença aparecer, mas estes mesmos estudos não levavam em conta a masturbação, já que este ato costuma eliminar mais toxinas do que o sexo, pelo menos é o que a ciência acredita.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Felizmente, a taxa de sobrevivência é relativamente alta em comparação com outros tipos de câncer, dependendo é claro de quando o tumor é identificado (quanto antes, melhor).

 

Vale destacar que uma vida saudável, incluindo a prática de exercícios físicos regulares e uma boa alimentação ainda são determinantes para que o câncer de próstata seja evitado. Apesar das evidências científicas, a masturbação não pode ser encarada como único fator de proteção para a doença.