Um homem de 42 anos, que não teve a sua identidade revelada, foi preso em flagrante delito na cidade de Guaraí na tarde desta última quinta-feira (30/05), enquanto tentava "renovar" uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa na sede da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Guaraí, órgão  ligado ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN-TO).

 

Segundo a Polícia Civil, que recebeu o caso com base nas informações repassadas pelos próprios servidores da CIRETRAN, a falsidade do documento foi constatada após a realização de buscas em fontes fechadas de pesquisas, onde foi possível identificar que não havia nenhuma CNH oficialmente vinculada ao suspeito, que, portanto, portava consigo um documento de origem ilícita.

 

Segundo o delegado regional Dr. Adriano Carrasco, os policiais que investigaram a situação apontaram que suspeito havia adquirido a CNH (Permissão) falsa no Maranhão, pela qual pagou a quantia de R$ 3 mil no ano de 2014. O curioso é que, mesmo com um documento falso, o indivíduo teria conseguido renovar a CNH anteriormente, obtendo uma habilitação definitiva, retirada no Estado do Piauí.

 

Após ser autuado, o acusado foi encaminhado até a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário Tocantinense. A Polícia Civil informou que ele responderá pelo crime de uso de documento falso, previsto no artigo 304 do Código Penal Brasileiro. Se vier a ser condenado, poderá cumprir uma pena que varia de 2 a 6 anos de prisão + multa.