A Associação Habitat para a Humanidade realizou na tarde desta terça-feira (22/05), na sede da Escola Estadual José Costa Soares, uma reunião com famílias beneficiadas por um projeto habitacional que pretende construir 61 moradias em Guaraí. As famílias, incluindo o cadastro de reserva, passaram por uma seleção realizada pela Caixa Econômica, banco público que financiará a construção dos imóveis no residencial, que recebe o nome de Habitare II.

 

Apresentado pela 1ª vez em abril do ano passado, o projeto de construção do residencial popular visa beneficiar famílias que sonham em sair do aluguel e possuam renda mensal de até R$ 1.800,00. A iniciativa recebe apoio da Prefeitura de Guaraí, mas é gerenciada pela Habitat, entidade internacional, sem fins lucrativos e que atua há mais de 20 anos no município. Somente em Guaraí a instituição já ajudou a construir mais de 450 moradias em projetos similares.

 

No último dia 12 de março foram divulgados os nomes de 237 famílias que formalizaram o preenchimento do cadastro no programa. Depois disso, a lista foi encaminhada para a Caixa Econômica, que realizou uma espécie de pente fino nos documentos enviados. 75 famílias apresentaram condições para participar desta fase do programa, sendo que as 61 primeiras da lista estão entre as selecionadas, enquanto as demais compõe o cadastro de reserva.

 

A expectativa é de que as moradias, construídas em um terreno doado pelo município, fiquem prontas em até 15 meses, sendo que as obras devem começar em junho deste ano. Os imóveis terão padrão único, incluindo a construção de dois quartos, um banheiro, sala/cozinha conjugada, além de uma área de serviço. Vale destacar que parte do investimento será subsidiado pelo Governo Federal e as parcelas restantes diluídas em um prazo de até 10 anos.

 

O terreno onde as 61 moradias serão construídas, com mais de 33 mil metros quadrados, apresenta espaço para a construção de pelo menos outras 100 residências no mesmo padrão. Caso o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida disponibilize recursos complementares, a ideia é que nos próximos anos sejam construídas novas moradias. Caso isso venha acontecer, os selecionados que estão no cadastro de reserva terão prioridade.

 

CLIQUE AQUI e veja a lista com os nomes das famílias selecionadas, incluindo o cadastro de reserva.