A redação do Guaraí Notícias vem recebendo várias reclamações de contribuintes que dizem estar encontrando dificuldades para quitar impostos municipais de Guaraí, especialmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2018). A principal reclamação é de que apenas Agências Lotéricas estão aceitando o pagamento do documento, mesmo não estando ainda vencido.

 

Um dos contribuintes que procurou o Guaraí Notícias, mas preferiu não ter o seu nome divulgado, disse que precisou sacar o dinheiro da conta e ir até a Lotérica enfrentar fila para quitar o IPTU da casa onde mora. “Sempre paguei no caixa eletrônico do meu banco, antes do vencimento, mas agora tive que sacar o dinheiro para pagar na Lotérica, pois só aceitam receber ali”, comentou.

 

Foto: Guaraí Notícias

Consultando o boleto do IPTU 2018 é possível observar que pagamento só poderá ser feito em estabelecimentos ligados à Caixa.

 

Consultando o boleto do IPTU 2018 de Guaraí é possível notar que nele costa realmente a informação de que o documento somente poderá ser pago em estabelecimentos ligados à Caixa Econômica Federal. Apesar de citar o banco público, muitos contribuintes que procuram a agência da cidade também estão sendo orientados a quitar o imposto urbano apenas na Agência Lotérica.

 

Vale destacar que o IPTU 2018 de Guaraí pode ser quitado com desconto até o dia 31 de agosto. O abatimento para quem pagar dentro deste prazo é de até 20%, mas o contribuinte pode ter ainda um desconto extra de mais 20%, caso tenha muro e calçada edificados. Para ter acesso a este benefício é necessário procurar a sede da prefeitura e formalizar o pedido junto ao Fisco Municipal.

 

Contato com a Prefeitura de Guaraí

 

Diante das reclamações, o Guaraí Notícias procurou a Prefeitura de Guaraí, que respondeu por meio de sua assessoria. A gestão informou que trabalha atualmente para firmar convênios de pagamento com outras instituições financeiras do município, mas que por enquanto os impostos só podem ser quitados nos estabelecimentos conveniados à Caixa Econômica Federal.