Com três medalhas de ouro e duas de prata, as alunas/atletas Vitória Brito de Lira e Evelly Vitória Ribeiro Saraiva representaram com muita qualidade o Tocantins e a cidade de Guaraí durante as Paralimpíadas Escolares (Regional 1). A competição foi disputada em Brasília (DF) entre os dias 08 e 12 de agosto.

 

No total, 308 estudantes com deficiência de 10 estados participavam desta fase regional, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009. Vale destacar que os campeões de cada uma das modalidades garantiram vaga para a disputa da fase final, que acontece no mês de novembro em São Paulo (SP).

 

Vitória, que já participou da fase final no ano passado, faturou o ouro no arremesso de peso, bateu seu próprio recorde brasileiro e ainda ficou com a prata na corrida de 100m. Já Evelly, que estreou neste ano, conquistou o ouro na corrida de 60m, o ouro na corrida de 150m e a prata no lançamento da pelota.

 

Tocantins foi 2º no geral

 

No total, o Tocantins conquistou 89 medalhas nesta etapa regional disputada na capital Federal, garantindo o 2º lugar entre os 10 estados participantes. Em 2021, durante a etapa nacional, o Estado já havia conquistado 30 medalhas, sendo 15 delas de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, além de mais 4 recordes nacionais.