O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O indicador mostra que a educação básica de Guaraí (até o 5º ano) caiu 9 posições no ranking comparativo entre os municípios tocantinenses, saindo da 4ª para a 13ª posição – de uma nota 5,8 para 5,7.

 

O IDEB é uma espécie de monitoramento padrão da qualidade da educação, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O cálculo das notas atribuídas para cada município é elaborado com base no rendimento escolar (aprovação) e nas médias de desempenho dos principais exames nacionais. Os índices são obtidos a partir do Censo Escolar.

 

Em relação ao Estado, que possui nota 5,6, Guaraí continua acima da média. Pelo 2º ciclo consecutivo (2015 e 2017) Palmas e a cidade tocantinense com a melhor educação básica do Tocantins, atingindo nota 6,6. Em seguida está o município de Paraíso do Tocantins, com média 6,3, seguindo por Pedro Afonso (6,1), Aliança do Tocantins (6,0), Palmeirópolis (6,0) e Araguaçu (5,9).

 

Criado em 2005, o IDEB é um indicador que estabelece metas por nível de formação. Estes resultados devem ser cumpridos até 2021. Neste ciclo avaliativo o país só conseguiu atingir resultados satisfatórios no ensino fundamental — do 1º ao 5º ano —. Nos anos finais do ensino fundamental — do 6º ao 9º — e no ensino médio – 1º ao 3º ano – o país continua abaixo da média.

 

Anos iniciais do Ensino Fundamental (Brasil)

Meta: 5,5

Média alcançada: 5,8

 

Anos finais do Ensino Fundamental (Brasil)

Meta: 5

Média alcançada: 4,7

 

Ensino Médio (Brasil)

Meta: 4,7

Média alcançada: 3,8

 

CLIQUE AQUI e veja os resultados do IDEB entre 2005 e 2017, além das metas projetadas até 2021.