O plano de ação elaborado pelo município de Guaraí com o objeto de pleitear recursos da Lei Aldir Blanc foi aprovado pelo Governo Federal no último dia 11 de setembro. Serão enviados, por meio de repasse financeiro, pouco mais de R$ 194 mil que serão repassados a profissionais do setor de arte & cultura afetados pela pandemia Covid-19, incluindo estabelecimentos previamente cadastrados.

 

De acordo com o secretário Municipal da Educação e Cultura, Professor Sebastião Mendes, a próxima etapa do processo envolve a elaboração do edital. “Estamos aguardando a transferência dos recursos aprovados para publicar o edital. Quando isso acontecer, poderemos executar todas as etapas em benefício das pessoas e organizações atendidas pela lei”, destaca o gestor.

 

 

Conforme prevê o texto da legislação Federal, serão aplicados R$ 3 bilhões em repasses direcionados a pessoas físicas e organizações ligadas ao setor de arte & cultura em todo o Brasil. O processo é parecido com o realizado por meio do Auxílio Emergencial, porém destinado a um segmento que vem tendo sua atividade bastante afetada pela proibição de eventos com a presença de público.

 

O nome da lei que beneficia o setor de artes e cultura é uma homenagem ao compositor Aldir Blanc, vítima de complicações da Covid-19. Ele faleceu em maio no Rio de Janeiro, aos 73 anos. Blanc, que é considerado um dos maiores compositores brasileiros, teve algumas de suas obras conhecidas imortalizadas na voz da cantora Elis Regina, incluindo o sucesso “O Bêbado e a Equilibrista”.