As doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela lotam as unidades de saúde em várias cidades do país. No Tocantins, para tentar reduzir esta estatística, o Governo do Estado, em parceria com os municípios, vem discutindo estratégias para atuação em localidades prioritárias, ou seja, mais vulneráveis.

 

Para a gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno, o engajamento dos governos e a mobilização da sociedade no enfrentamento às larvas do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor de arboviroses, continua sendo fundamental para a obtenção de bons resultados. “É preciso continuar esse trabalho com a promoção e a prevenção no controle do vetor”, destaca a gerente.

 

A partir desta quinta-feira (28/11), representantes de órgãos públicos devem se reunir em Palmas para tratar de estratégias voltadas ao enfrentamento da questão, já que nesta época do ano o risco de epidemias torna-se mais evidente, principalmente pela intensificação do período chuvoso, que conhecidamente favorece a proliferação de criadouros, em especial nas residências urbanas.

 

Foto: Divulgação/SES-TO

Enfrentamento às larvas do mosquito Aedes Aegypti deve ser permanente.

 

Mutirão contra o Aedes Aegypti em Guaraí:

 

Desde o 13/11, a Prefeitura de Guaraí, juntamente com outros parceiros, vem promovendo um mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ideia é que sejam recolhidos entulhos, além de materiais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes. A ação vai se estender até o dia 15/12 e o cronograma de atendimento por bairros pode visualizado NESTE LINK.

 

Municípios do Tocantins prioritários no combate às arboviroses:

 

Alvorada

Ananás

Araguaçu

Araguaína

Araguatins

Augustinópolis

Axixá do Tocantins

Colinas do Tocantins

Colmeia

Dianópolis

Formoso do Araguaia

Guaraí

Gurupi

Miracema do Tocantins

Miranorte

Natividade

Palmas

Paraíso do Tocantins

Pedro Afonso

Peixe

Porto Nacional

Taguatinga

Tocantinópolis

Wanderlândia

Xambioá