Em todo o Tocantins, apenas seis cidades, incluindo Guaraí, contam com trânsito municipalizado, conforme dados divulgados pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em tese, estas localidades possuem independência administrativa e podem, por exemplo, determinar políticas públicas que facilitem a vida dos condutores, incluindo melhorias na sinalização e investimentos gerais.

 

“Somente as cidades de Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Palmas e Porto Nacional estão integradas ao SNT, ou seja, podem articular com as outras instâncias de governo (Estadual e Federal) suas políticas públicas de trânsito. Essa articulação é importante para organizar o fluxo de veículos e pedestres”, explica o especialista em trânsito, Robson Tibúrcio.

 

Conforme dados recentes divulgados pela Polícia Militar (PM/TO), até o mês de junho deste ano foram registrados 124 acidentes com vítimas fatais no Tocantins, sem contar os trechos de rodovias federais, acompanhados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Houve ainda 1.641 acidentes sem feridos e 1.541 acidentes onde as vítimas acabaram sofrendo lesões, mas não morreram.

 

Editada em janeiro, a Lei Federal Nº 13.614/2018, institui o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), documento que pode servir de base para os instrumentalizarem suas políticas públicas de proteção a vida no trânsito. “Precisamos deste compromisso dos gestores municipais, pois o que está em debate é a vida das pessoas”, destaca o especialista.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Até junho, PM/TO contabilizou 124 acidentes de trânsito com morte em todo o Estado.