A Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO) divulgou nesta terça-feira (30/04), os resultados da Balança Comercial do Estado no primeiro trimestre de 2019. O levantamento indica que as exportações tocantinenses foram superiores a R$ 125,2 milhões no período, 19,26% maior que na mesma época de 2018. No ranking dos que mais exportaram, Guaraí continua, assim como em 2018, ocupando a 4ª posição estadual, atrás de Araguaína, Gurupi e da capital Palmas.

 

Vale lembrar que em 2016 Guaraí ocupava a 7ª posição neste mesmo ranking. Entre os produtos guaraienses mais enviados ao exterior, em especial para a China, estão a soja e o milho. Em relação ao Estado de maneira geral, soja representa o maior volume de exportações do primeiro trimestre de 2019, com 56% de participação. Logo em seguida vem a carne bovina, com 29% de participação, seguida por milho em grãos, farinhas, óleo de soja, entre outros.

 

Os dados da balança comercial também mostram os oito municípios do Estado com o maior volume de importação neste primeiro trimestre de 2019. Nesta estatística Guaraí não aparece listado e as quatro primeiras posições são ocupadas por Xambioá, Araguaína, Porto Nacional e Palmas. A capital do Estado inclusive lidera de maneira absoluta a participação nos volumes de exportação (28,82 de participação), bem como nos volumes de importação (67,39% de participação).

 

Principais municípios exportadores do Tocantins (1º trimestre de 2019):

 

Principais municípios importadores do Tocantins (1º trimestre de 2019):