O Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda de Guaraí se tornou oficialmente nesta quinta-feira (17/05), o 8º Colégio Militar a ser instalado no Tocantins. Durante uma cerimônia realizada na sede da unidade de ensino, que contou com a presença de diversas autoridades públicas locais e estaduais, a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes oficializou o termo de convênio que repassa a gestão do colégio à Polícia Militar do Tocantins (PM/TO).

 

Além de se tornar um Colégio Militar para até 840 alunos, a unidade passará por uma ampla reforma, financiada com recursos do Banco Mundial, por meio do Programa Estrada do Conhecimento, que entre várias ações, destina recursos para a modernização de escolas públicas sediadas em municípios às margens da BR-153. O investimento total na obra será de quase R$ 2,9 milhões, incluindo a construção de mais 10 salas de aula, auditório, quadra e refeitório.

 

Foto: Guaraí Notícias

Durante cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (17/05), gestão da unidade foi transferida para a PM/TO.

 

A expectativa é de que as obras sejam concluídas em maio de 2019. Ainda no mês de outubro deste ano será lançado o edital para a seleção dos primeiros alunos do Colégio Militar e em janeiro do próximo ano as aulas devem ser iniciadas. Os quase 300 alunos que já estudam na unidade serão automaticamente inseridos no modelo militar, mas enquanto a reforma acontece, terão que estudar provisoriamente em outro local.

 

Inicialmente previa-se que o Colégio Militar poderia funcionar já a partir do segundo semestre deste ano. Técnicos do Governo chegaram a avaliar a proposta de utilização da estrutura do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. Apesar disso, a possibilidade acabou não sendo concretizada, já que a unidade que receberia provisoriamente o ensino militar oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade não alcançada pelo Ensino Militar.

 

Foto: Guaraí Notícias

Reforma e ampliação deve ser iniciada nos próximos dias e prevê a construção de mais 10 salas, auditório, quadra e refeitório.

 

Modelo de ensino reconhecido

 

Com uma educação que privilegia o mérito através da disciplina consciente, ou seja, quando o estudante entende que é preciso respeitar regras e apresentar resultados para atingir objetivos no processo de formação, o modelo militar de ensino, apesar de considerado mais rígido do que o convencional, notadamente forma cidadãos qualificados e melhor preparados para o futuro. A filosofia é inclusive reconhecida como modelo em vários estados do país.