O Governo do Estado entregou na tarde desta última segunda-feira (20/02), durante uma solenidade realizada em frente à sede da Secretaria Estadual da Saúde (SESAU), 17 ambulâncias para a área de atenção básica em saúde de municípios do interior do Estado, incluindo Guaraí. O Projeto visa à cessão de automóveis, que serão utilizados especialmente para o atendimento de pacientes acamados, além de suprirem as demandas da rede.

Os recursos para a aquisição da frota são do próprio Governo do Estado, por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Amélio Cayres (SD), Paulo Mourão (PT) e Toinho Andrade (PSD). Além das 17 ambulâncias, foram entregues outros 29 veículos administrativos, que também serão utilizados por municípios do interior do Estado, dentro de um projeto que contou com emenda residual da Senadora Kátia Abreu (PMDB).

Para o governador Marcelo Miranda (PMDB), a aquisição dos veículos fortalece a importância do trabalho harmônico entre os poderes públicos (União, Estados e Municípios), considerada por ele como modelo infalível para atender as necessidades dos tocantinenses. “Temos problemas? Temos sim, mas isso não impede que possamos unir esforços. É isso que a população espera dos políticos, que trabalhem para a sociedade”, explicou o Governador.

Fotos: SECOM/GOV-TO

   

Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra SUS)

Durante a solenidade o Governo do Estado inaugurou ainda o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra SUS), um espaço dentro da Secretaria da Saúde, que vai concentrar informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. É o segundo Centro do gênero implantado no Brasil e, por meio dele, serão monitorados os indicadores de saúde, a exemplo da taxa de mortalidade por violência, doenças crônicas, casos de Dengue, zika vírus, febre chikungunya, leishmaniose, doenças transmissíveis, inspeções da vigilância sanitária, leitos de hospitais, entre outros.

Foto: SECOM/GOV-TO