10 cidades do Tocantins, incluindo Guaraí, vão sediar entre os meses de abril e setembro as consultas públicas para elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, documento que norteará as prioridades de investimento entre 2020 e 2023. O período compreende três anos da atual gestão, comandada pelo governador Mauro Carlesse (PHS) e o primeiro ano do próximo governo.

 

Prevista pela Constituição de 1988, a elaboração do PPA é um pré-requisito obrigatório adotado por prefeituras, governos estaduais e pelo próprio Governo Federal. As prioridades construídas devem ainda apontar os valores envolvidos nos projetos, prazos de início e conclusão, além das fontes de financiamento, dentro de um processo organizado e com a maior participação popular possível.

 

34 técnicos do Governo do Estado vão orientar os participantes sobre a formatação das discussões, observando os seguintes eixos temáticos: saúde, segurança, assistência social, direitos humanos, gestão pública, participação social, diálogo federativo, sustentabilidade, educação, ciência, tecnologia, inovação, infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades.

 

De acordo com as informações da Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, as consultas públicas regionalizadas iniciam em Gurupi no dia 30 de abril e ocorrem ainda em Taguatinga, Natividade, Araguaína, Colinas do Tocantins, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Palmas. A previsão é de que Guaraí sedie a discussão no fim de junho.