O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), assinou na manhã desta segunda-feira (13/08), um termo de cooperação técnica com prefeitos de 9 municípios tocantinenses, incluindo Guaraí, visando a continuidade da oferta de cursos à distância para professores da educação básica, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 

Além de Guaraí, foram beneficiados os municípios de Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Mateiros, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga. Nestas localidades, conforme o convênio, continuarão sendo ofertados cursos de formação inicial para educadores que atuam na rede pública municipal e ainda não possuem graduação, além de formações e cursos de pós-graduação.

 

Durante a reunião, a superintendente de Programas da Educação Profissional, Amanda Costa Pereira, explicou como funciona a oferta dos cursos. “Os cursos são ofertados na modalidade à distância, com base nas demandas de cada um dos municípios. É um trabalho que envolve a parceria entre o Governo Federal, o Estado e os próprios municípios”, destacou a superintendente.

 

Para a gestora da SEDUC, professora Adriana Aguiar, a renovação dos termos com esses municípios é importante para o avanço da educação no Tocantins. “Os cursos da UAB incentivam a democratização do acesso e ingresso da comunidade de diferentes regiões ao ensino superior, além de encurtar distâncias e proporcionar novas oportunidades”, completou a gestora.