O Tocantins possui 325 leitos exclusivos para pacientes contaminados pela Covid-19. Do total, 241 estão em unidades públicas geridas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO) e os demais contratados junto à rede particular, além dos hospitais filantrópicos e municipais. São 113 leitos de UTI (casos graves), 192 leitos clínicos (casos moderados) e 20 leitos de estabilização.

 

As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação do Governo do Estado nesta sexta-feira (07/08), em meio ao recente aumento das internações e óbitos por complicações da doença, situação que vem sobrecarregando hospitais desde o fim de julho. Muitos dos óbitos recentes envolvem pacientes que padeceram enquanto aguardavam vaga em UTI´s.

 

Do início da pandemia até o último dia 30 de julho, ainda segundo o Governo do Estado, 1.031 internações de pacientes confirmados de Covid-19 foram efetivadas no Tocantins, incluindo hospitais públicos e privados. A estruturação dos leitos, segundo garante o secretário Edgar Tollini, segue um planejamento que monitora evolução da doença, buscando atender as demandas existentes.

 

No caso específico de Guaraí, existem apenas 16 leitos clínicos exclusivos para casos moderados de Covid-19 no único hospital que o município tem, também mantido pelo Governo do Estado. A taxa de ocupação média na unidade é de 55%, lembrando que os casos graves são transferidos para Araguaína ou Palmas, localidades que apresentam taxa de ocupação média acima de 80%.

 

Obs.: Após requisições junto a hospitais privados, o Estado conta, a partir desta última sexta-feira (07/08), com mais 70 leitos exclusivos para Covid-19, totalizando 395, divididos da seguinte forma: 123 para UTI, 252 clínicos e 20 de estabilização.