Mauro Carlesse (DEM) e Wanderley Barbosa (sem partido) vão se ausentar novamente das funções de governador e vice do Tocantins a partir desta quinta-feira (26/11). Quem assume o Poder Executivo estadual até 02/12 é o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

 

Carlesse e Barbosa haviam retornado de uma licença de 7 dias nesta última quarta-feira (25/11). No período da ausência de ambos, quem comandou o Governo estadual foi o presidente da Assembleia Legislativa (AL/TO), deputado Antônio Andrade (PTB), que devolveu o cargo e se licenciou para uma cirurgia.

 

Na ausência dos ocupantes diretos e do presidente da AL/TO, conforme determina a Constituição do Tocantins, quem assume o mandato de governador, mesmo que por poucos dias, é o presidente do TJ/TO. Apesar da troca de comando, não são previstas grandes mudanças na hierarquia do Executivo.

 

Quem assume o comando do TJ/TO provisoriamente é a desembargadora Ângela Prudente, atual vice-presidente, que em 2013 também assumiu por alguns dias o Executivo Estadual, sendo a 1ª mulher a ocupar a função desde a criação do Estado em 1988. Na época, o governador era Siqueira Campos.