Membros da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG), se reuniram com representantes da Prefeitura de Guaraí na manhã desta quinta-feira (25/04), com o objetivo de discutir a possibilidade de redução nos valores cobrados pelo Alvará de empresas que atuam no município. O encontro foi agendado pela entidade representativa, após muitos comerciantes e prestadores de serviço reclamarem de aumentos abusivos do imposto.

 

No último dia 12 de abril o Guaraí Notícias publicou uma reportagem apresentando a situação. Muitos comerciantes e prestadores de serviço, alguns deles atuantes na cidade há décadas, alegavam que a taxa cobrada neste ano estaria 50% maior do que a de 2018. A situação estaria inclusive gerando desinteresse por parte de investidores que pretendiam instalar suas empresas no município, em especial aquelas que necessitam de grandes áreas.

 

Foto: Divulgação

Encontro entre representantes da ACIAG e da Prefeitura de Guaraí aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/04).

 

O município apresentou uma proposta de lei, que será enviada para a Câmara de Vereadores nos próximos dias, reduzindo o valor do imposto em até 50%. A proposta de lei, que ainda precisa ser votada, também prevê um desconto para quem pagar o alvará dentro do prazo, mas as medias devem vigorar apenas em 2020, caso sejam aprovadas até setembro. Isso se deve ao fato de a gestão ser impedida legalmente de executar mudanças fiscais dentro de um mesmo ano.

 

Durante a reunião, o município ainda salientou que o valor cobrado atualmente pelo alvará pode ser parcelado pelos contribuintes em quatro vezes, caso tal solicitação seja efetivada até o dia 30 de abril. Além disso, aqueles que desejarem obter descontos por pagamento em dia, podem requisitar o benefício diretamente na sede da prefeitura municipal, lembrando que o imposto é obrigatório para todas as empresas, incluindo algumas categorias autônomas.