Uma garnisé, carinhosamente chamada de “Bebê”, entrou para o seleto grupo de galináceos que geraram os menores ovos do mundo. O animal de estimação é de uma moradora de Guaraí, que coletou o exemplar minúsculo, medindo menos de 2 centímetros, neste último final de semana.

 

O ovo, que possui o tamanho de uma moedinha de 10 centavos, foi encontrado pela biomédica recém-formada Cleomara de Britto Sousa, de 40 anos. Ela conta que possui uma pequena criação de galinhas no quintal de casa e entre os animais, está a garnisé “Bebê”, que apesar do nome, não é tão nova assim.

 

Foto: Divulgação

Foto mostra que ovo encontrado em Guaraí pode estar entre os menores do mundo.

 

“Esta não é a primeira ninhada da Bebê, inclusive ela já botou ovos minúsculos outras vezes. Para falar a verdade não me lembro direito se foi ela ou a mãe dela exatamente. Só sei que já vi estes ovinhos pequenos outras vezes”, explica Cleomara, que desta vez resolveu compartilhar o achado curioso.

 

De acordo com o Livro do Recordes (Guiness Book), o menor ovo de galinha do mundo já catalogado possui 1,3 centímetros e foi encontrado em uma fazenda na China. No caso do exemplar chinês, apesar de haver registros fotográficos, não se sabe exatamente qual galinha que de fato o gerou.

 

Menor até mesmo que um ovo comum da mesma espécie, a pequena criação de “Bebê”, segundo especialistas do assunto, pode na verdade ser um ovo sem embrião (gema). Garnisés costumam gerar ovos entre 4 e 6 centímetros, mas normalmente não tão pequenos como este exemplar, o que é considerado raro.

 

Foto: Divulgação

No detalhe, ovo de galinha, ovo normal de garnisé e mini-ovo gerado por "Bebê".