Uma forte ventania espalhou muita poeira e assustou moradores de Guaraí na tarde desta quinta-feira (23/09). Fenômenos climáticos intensos também foram registrados em outras cidades do Tocantins. Houve prejuízos diversos, incluindo árvores arrancadas, construções derrubadas, além de falta de energia elétrica.

 

Em Colinas do Tocantins, onde também houve registro de estragos provocados pela forte ventania, as rajadas também trouxeram uma chuva para aliviar o intenso calorão que tem feito nos últimos dias. Já na capital Palmas e na cidade de Gurupi, chegou a cair pequenas quantidades de granizo (pedras de gelo).

 

 

Vale destacar que desde esta última quarta-feira (22/09), os territórios abaixo da Linha do Equador vivenciam a Primavera, período de transição entre o Inverno e o Verão. As bruscas alterações no clima são comuns nesta época e tornam-se ainda mais intensas pela ação degradadora do homem no meio ambiente.

 

Conforme os modelos meteorológicos apontam, nos próximos dias devem ser registradas novas alterações do clima, variando entre períodos de muita nebulosidade, incluindo pancadas leves de chuva, principalmente no período da tarde, porém os volumes mais consideráveis devem cair somente em outubro.