Após o Guaraí Notícias noticiar que muitos contribuintes estavam reclamando de dificuldades ao quitar o boleto do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), a Prefeitura de Guaraí, por meio do Fisco Municipal, responsável pela arrecadação de tributos, taxas e contribuições, informou que os boletos emitidos pelo órgão arrecadador agora também poderão ser pagos no Banco do Brasil e não apenas nas agências da Caixa Econômica ou correspondentes lotéricos.

 

No último dia 20 de agosto uma reportagem do Guaraí Notícias trouxe relatos de contribuintes que estavam sacando dinheiro de outros bancos para quitar o imposto com desconto na única agência lotérica da cidade. Um desses contribuintes, que procurou a redaçãodo veículo de notícias, informou que chegou a ir até a Agencia da Caixa Econômica, mas o banco se recusou a receber o boleto, informando que ele só poderia ser pago nos correspondentes lotéricos.

 

Vale lembrar que o IPTU do município pode ser pago com desconto até o próximo dia 31 de agosto. O abatimento para quem deseja quitar o imposto dentro deste prazo é de 20%, mas o contribuinte, que assim entender necessário, pode ainda solicitar um desconto extra de mais 20%, relativo aos possuidores de imóveis urbanos que edificaram em seus terrenos muros e calçadas. Para ter acesso a este benefício é preciso ir até o Fisco Municipal e formalizar o pedido.

 

“O IPTU, demais impostos e taxas de caráter municipal agora também podem ser quitadas no Banco do Brasil, além da Caixa Econômica e dos correspondentes lotéricos. Fizemos alguns testes nestes últimos dias e já disponibilizamos esta nova alternativa aos contribuintes. Em alguns casos, talvez seja necessário reimprimir o boleto, mas em geral isso não será necessário”, informou o chefe da Coletoria Municipal de Guaraí, Belmivan Portilho da Silva.

 

Questionado a respeito de convênios com outros bancos, Belmivan informou que o município está trabalhando para que outras instituições financeiras também possam receber boletos emitidos pela Coletoria Municipal, incluindo os bancos Bradesco e Sicredi, que possuem agências e postos de atendimento em Guaraí. A expectativa é de que estes convênios sejam firmados a partir de setembro, mas o chefe da coletoria municipal não especificou um prazo exato.