Uma gigantesca falha nos sistemas de uma empresa responsável pelo fornecimento de internet para diversas operadoras brasileiras vem provocando um verdadeiro apagão digital em várias regiões do país, incluindo cidades do Tocantins como Guaraí. Desde a última terça-feira (05/12), quando o problema foi detectado na região metropolitana de São Paulo-SP, milhares de internautas tem relatado lentidão nas conexões e até a total ausência de acesso.

 

Conforme nota divulgada pela ELETRONET, empresa que revende capacidade de rede para mais de 200 operadoras e provedores de acesso à internet em todo o país, cabos de fibra ótica situados entre Guarulhos e Ibiúna, na grande São Paulo, teriam se rompido. Desde a detecção da falha, a empresa vem tentando solucionar o problema, inclusive buscando rotas alternativas para reestabelecer a maior parte das conexões inoperantes.

 

No caso de Guaraí, que recebe o sinal retransmitido desta base de dados, muitos serviços foram afetados diretamente. Ainda em nota divulgada, a ELETRONET diz ter encontrado dificuldades técnicas para solucionar o problema, mas acredita que a situação possa ser resolvida definitivamente ainda nesta semana, quando os cabos rompidos devem ser substituídos por novos. Não é possível definir o que causou o rompimento, situação que será investigada.

 

Conforme dados de um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) entre os anos de 2016 e 2017, o Brasil possui uma das maiores demandas mundiais por conexão de internet. Mais de 11,6 milhões de domicílios do país não possuem acesso, mesmo tendo condições físicas para receber algum tipo de conexão, seja ela móvel ou fixa.