O ex-prefeito Dr. Aluísio Tenório Marques, que comandou o Poder Executivo de Guaraí entre os anos de 2001 e 2004 foi homenageado pela Câmara de vereadores nesta sexta-feira (07/06), quase 11 anos depois de seu falecimento. O político e médico pioneiro de Guaraí terá seu nome gravado nas placas de identificação de um Posto de Saúde da cidade, mais precisamente no Setor Dantas, onde inclusive residiu boa parte de sua vida.

 

Aprovado com unanimidade de votos, o projeto de lei que sugeriu a homenagem foi apresentado pela vereadora Fátima Coelho (PSC), que ocupa o cargo de parlamentar pelo terceiro mandato consecutivo. Em sua justificativa, a vereadora lembrou algumas das importantes contribuições deixadas por Dr. Aluísio, que inclusive ajudou a fundar na década de 70, juntamente com o também médico José Maurício Batista (Dr. Maurício) um dos primeiros hospitais de Guaraí (Hospital Nossa Senhora Aparecida).

 

Outra homenagem

 

Além de Dr. Aluísio, a Câmara de Vereadores de Guaraí prestou homenagem a outro ilustre guaraiense, o comerciante, pioneiro e ex-vereador Cosme Mariano dos Santos, que atuou como parlamentar na 1ª legislatura da Casa de Leis, ainda na década de 70, quando vereadores não recebiam sequer salário. O parlamentar, falecido em 1987, terá seu nome atribuído à unidade de saúde do Setor Alto Alegre, graças a um projeto de lei do vereador Bonfim (DEM).

 

Obras dos postos ainda não foram inauguradas

 

Apesar das homenagens, os dois postos de saúde que receberão nomes de figuras ilustres do município, ainda não estão sendo utilizados por suas respectivas comunidades. Além de estarem sendo alvo frequente de depredadores, as unidades encontram-se fechadas, mesmo com praticamente todas as obras quase finalizadas. A justificativa atribuída pelo Poder Público é que faltam equipamentos, móveis e profissionais (médicos, técnicos e enfermeiros).

 

Confira os projetos que resultaram nas homenagens

 

Projeto de Lei de Iniciativa Parlamentar Nº 004/2017 – De autoria da vereadora Fátima Coelho (PSC) – Nomeia o Posto de Saúde do Setor Dantas com o nome Dr. Aluísio Tenório Marques, conhecido médico que atuou em Guaraí, exercendo ainda o mandato de prefeito entre os anos de 2001 a 2004. (CLIQUE AQUI e veja a íntegra do projeto)

 

Projeto de Lei de Iniciativa Parlamentar Nº 005/2017 – De autoria do vereador Bonfim (DEM) – O projeto sugere que o pioneiro e ex-vereador Cosme Mariano dos Santos, falecido aos 56 anos de idade em 1987, dê nome a unidade de saúde do Setor Alto Alegre. Vale ressaltar que a unidade ainda não foi oficialmente inaugurada. (CLIQUE AQUI e veja a íntegra do projeto)