As inscrições para edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam nesta segunda-feira (20/05) e seguem até fim do mês.  As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

 

Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site do Encceja. Quem faltou nas provas para as quais se inscreveu no ano de 2018 e quiser participar da edição de 2019, deverá justificar, durante o processo de inscrição atual, o motivo da ausência.

 

No Tocantins, as provas serão realizadas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis, lembrando que em 2018 mais de 20 mil pessoas se inscreveram para o Encceja.

 

A prova é direcionada para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. 15 anos completos para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e 18 anos completos para Ensino Médio.