O ex-vereador Gercival Lopez, de 50 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa em Guaraí na tarde desta sexta-feira (08/01), por volta das 18h. Vizinhos do ex-parlamentar afirmam ter ouvido gritos de socorro e acionaram a Polícia Militar (PM), que requisitou o apoio de um chaveiro para abrir o portão.

 

O corpo foi encontrado na sala da casa, ao lado de uma cadeira quebrada, possivelmente utilizada para golpeá-lo. Há sinais de luta corporal, várias marcas de sangue, além objetos revirados no interior do imóvel. Equipes da Polícia Civil e da Perícia Técnica Científica foram acionadas para acompanhar o caso.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

 

Natural de Santa Isabel (GO), Gercival exerceu mandato de vereador de 2017 a 2020. Entre os anos de 2014 e 2016 o ex-parlamentar, que era professor efetivo da rede estadual de ensino e bacharel em Direito, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura, na gestão do ex-prefeito Francisco Júlio.

 

Gercival também foi diretor da Escola APAE de Guaraí, diretor, por 12 anos, do Colégio Estadual Irineu Albano Hendges (CEIAH), exerceu ainda cargos de confiança na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Guaraí e atualmente trabalhava como orientador educacional no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão (CERAL).

 

NOTAS OFICIAIS SOBRE O CASO

 

 

 

--------------------------------------

 

É com imensa tristeza que recebemos a notícia da morte do professor Gercival Lopes da Silva, ocorrido nesta sexta-feira, 08 de janeiro, em Guaraí.

Em nome do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET), e de todos os profissionais da educação da Regional de Guaraí, lamentamos a perda desse grande profissional.

O professor Gercival sempre foi comprometido com a luta da categoria, seja ocupando o cargo de vereador, de secretário executivo, na gestão municipal ou na escola.

"Não há palavras para descrever tamanha dor pela morte do Gercival, estou muito abalada, é uma notícia que nos traz imensa tristeza", disse Iolanda Bastos.

Os trabalhadores e trabalhadoras da educação de Guaraí reconhecem todo seu apoio à categoria na luta na rede municipal.

"Estou profundamente abatida, chocada, triste, inconformada com a perda desse grande amigo da educação ", completa Iolanda.

Pedimos a Deus que nos console, amigos e familiares por essa grande perda.

 

Iolanda Bastos

Presidente do SINTET Regional de Guaraí

 

--------------------------------------

 

Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento, ocorrido hoje, 8, do amigo, apoiador e suplente de vereador pelo Solidariedade em Guaraí, o professor Gercival Lopes, 50 anos.

Gercival foi vereador entre 2017 e 2020. Professor efetivo da rede estadual de ensino, também ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura entre 2014 e 2016.

Acreditamos na justiça para desvendar o ocorrido e punir os responsáveis o mais rápido possível.

Nossos sentimentos à toda família e amigos que sofrem a perda desta, que era uma pessoa tão querida na cidade.

 

Vilmar de Oliveira

Deputado Estadual

 

--------------------------------------

 

Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do ex-vereador e servidor da rede estadual de ensino em Guaraí, Gercival Lopes da Silva, 50 anos.  Sua partida de forma abrupta deixa a todos nós amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral em estado de perplexidade e lamento. 

Gercival era servidor estadual desde 1994, então integrante do quadro geral e, em 2002, ingressou no quadro da Educação, como professor efetivo. Dos 18 anos de serviço prestado à Educação, 12 foram dedicados à direção do Colégio Estadual Irineu Albano Hendgs. Atualmente, estava na Orientação Educacional do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão. 

Grande educador e um guerreiro na luta por melhores condições de vida aos moradores da cidade, que escolheu para construir sua vida, sua ausência causará um imenso vazio nos espaços por onde transitava. 

Consternada, rogo ao Pai Celestial que o receba em seus braços e console a todos aqueles que sofrem agora a sua partida, em especial, sua filha e seus dois netos. Tenho confiança de que as causas que levaram a esta perda irreparável serão reveladas pelas autoridades policiais com brevidade.

 

Adriana Aguiar 

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO)

 

--------------------------------------

 

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-vereador de Guarai, Gercival Lopez. Companheiro de caminhadas políticas, Gercival era professor, foi secretário e deixa seu legado de luta em defesa de melhores condições para os profissionais e estudantes da Educação pública.

Neste momento de dor, solidarizo com todos os familiares e amigos do ex-parlamentar e pedimos às autoridades, que apresente o mais breve possível a conclusão das investigações sobre este crime. Pedimos ao Pai Celestial que dê ao Seu filho o merecido descanso e conforte os corações enlutados.

 

Vicentinho Júnior

Deputado Federal

 

--------------------------------------

 

É com muito pesar que soubemos da precoce morte do professor e ex-vereador do município de Guaraí, Gercival Lopez. Ilustre na arte de educar, mestre em relacionar-se socialmente, Gercival deixa um legado de trabalho pela educação e política no Tocantins.

Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus para que em sua imensa sabedoria acolha e console todos os familiares e amigos que sofrem.

Gercival é natural de Santa Isabel (GO), ocupou cargo de vereador entre 2017 e 2020 e, antes disso, atuou como Secretário Municipal de Educação e Cultura do município de Guaraí.

 

Vanda Monteiro

Deputada Estadual

 

--------------------------------------

 

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-vereador Gercival Lopez da Silva, 50 anos, encontrado morto no fim da tarde desta sexta-feira, 8, em Guaraí, na região centro-norte do estado.

Gercival Lopez da Silva era professor efetivo da rede estadual de ensino e foi vereador de Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Ele também trabalhou como secretário de educação do município entre 2014 e 2016.

Que Deus o receba em seus braços! Meus sentimentos a todos os familiares. Pedimos a Deus conforto aos corações e muita força. 

 

Olyntho Neto

Deputado Estadual

 

--------------------------------------

 

Com surpresa e tristeza, recebi a informação do falecimento do professor, ex-vereador de Guaraí e companheiro de Solidariedade Gercival Lopes, 50 anos.

Vereador até o final do ano passado, ficou na suplência do cargo nas eleições passadas e tinha relevantes serviços prestados à educação de Guaraí e região, onde já ocupou diversos cargos.

Espero que a Justiça e as forças policiais desvendem o mais rápido possível as circunstâncias da morte e puna os responsáveis com o rigor da lei.

Por fim, neste momento de profunda dor, desejo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos de Gercival.

Que Deus possa confortar todos!

 

Tiago Dimas

Deputado Federal

 

--------------------------------------

 

É com profundo pesar e consternação que recebi a notícia do falecimento do ex-vereador Gercival Lopez de Guaraí.

Gercival, de 50 anos, era professor efetivo da nossa rede estadual de ensino e já contribuiu com a cidade de Guaraí também como secretário municipal de Educação, onde deixa um grande legado de serviços prestados ao município.

Espero que as circunstâncias desta perda irreparável possam ser reveladas pela Justiça e manifesto meus mais sinceros sentimentos a toda comunidade de Guaraí, pedindo ao nosso bondoso Deus conforto aos familiares e amigos.

 

Léo Barbosa

Deputado Estadual