O juiz Fábio Costa Gonzaga, titular da 1ª Vara Criminal de Guaraí, condenou o ex-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Stalin Beze Bucar, a pagar uma multa no valor de R$ 100 mil. O acusado teria autorizado ilegalmente o desmatamento de uma área de 260 hectares, pertencente a uma fazenda situada no município de Guaraí, lembrando que a decisão ainda cabe recurso.

 

De acordo com os autos do processo, o ex-gestor, que é filho do deputado estadual Stalin Bucar (PR), permitiu que houvesse a alocação ilegal de uma área de reserva para fins de desmatamento, resultando em grave dano ambiental. Além da multa, o ex-presidente do Naturatins fica impedido de contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios pelo prazo de até cinco anos.

 

Outras três pessoas também foram julgadas na ação, mas o juiz responsável pelo caso decidiu absolver os envolvidos, alegando falta de provas. Entre os citados estão o proprietário do imóvel rural, denominado “Fazenda Três Cabeceiras”, beneficiado pela autorização ilegal, um engenheiro ambiental, responsável pela elaboração do projeto, além de um funcionário administrativo do Naturatins.

 

Mais conhecido como “Stalin Júnior”, o ex-presidente do Naturatins é advogado e comandou o órgão ambiental nas gestões dos ex-governadores Carlos Gaguim e Sandoval Cardoso. Em 2016 ele chegou a concorrer ao cargo de prefeito da cidade de Miranorte, mas acabou não se elegendo naquela oportunidade, sendo derrotado pelo atual prefeito do município, Carlinhos da Nacional (PMDB).