A Escola Estadual Irineu Albano Hendges de Guaraí promoveu recentemente uma Feira de Ciências, focada nas disciplinas de Física, Biologia e Química, onde os alunos desenvolveram diversas pesquisas e estudos, colocando em prática o que apreenderam em sala de aula. Em um dos trabalhos, orientados de perto pelos professores, os estudantes lançaram até foguetes.

 

Conforme a professora Karina Adriane Sacramento, coordenadora da escola, a Feira de Ciências já faz parte do calendário de atividades da unidade de ensino há alguns anos, mas em 2017 houve um incremento com novos conhecimentos trazidos por professores que participaram de uma formação específica em Palmas e acabaram agregando novas experiências ao evento.

 

O estudante Tulio Noronha, de 15 anos, destacou a parceria dos colegas, no momento de produzir e lançar os foguetes. “Aprendemos que é necessário um processo químico, o reagente, para que o foguete lance voo. E, nesse lançamento, estudamos mais sobre química e física”, contou o aluno que foi orientado pelos professores Cleonice Noronha e Baltazar Gonçalves.

 

A estudante Maria Raimunda Souza, de 16 anos, também participou da produção e do lançamento dos foguetes e destacou a união dela com os colegas para que o projeto desse certo. “Percebemos que os alunos estavam mais unidos no momento de desenvolverem os trabalhos, um orientando o outro e todos torcendo para que os trabalhos dessem certo”, finalizou.

 

Avaliando de maneira geral a iniciativa, a diretora da unidade de ensino, professora France Cristina, ressaltou o resultado das aulas práticas afirmando que, “ações como essas fomentam a curiosidade dos alunos, incentivam uma pedagogia de projetos, estimulam a pesquisa e são excelentes instrumentos para garantir a aprendizagem dos alunos”, argumentou a gestora;

 

Foto: Divulgação/SEDUC-TO

Feira de Ciências focava disciplinas de Física, Biologia e Química.