A Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC) divulgou nesta segunda-feira (02/10), os nomes dos quatro semifinalistas do Programa Jovem Embaixador no Tocantins. Entre os selecionados está um estudante de Guaraí, que concorre a uma vaga para compor a delegação brasileira que participará de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

 

Os semifinalistas são: César Sousa Silva, do Colégio Estadual Adolfo Bezerra, de Araguaína; Eros Silvian Borges Coelho Teixeira, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira Costa, de Gurupi; Gabriel Gomes Neves, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí e Maria Carolina Azevedo, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins.

 

Conforme a SEDUC, apenas um dos quatro estudantes será escolhido e integrará a comitiva com representantes de todos os estados brasileiros que realizarão um intercâmbio nos Estados Unidos entre os dias 13 de janeiro e 3 de fevereiro do próximo ano. Desenvolvido em parceria com o Governo Americano, o projeto acontece anualmente desde 2002.

 

Como apenas um representante do Tocantins será escolhido, vale reforçar que os outros três que não forem selecionados já tem garantida a participação em um curso de imersão em língua inglesa, que será realizado em Brasília-DF. Ainda conforme as informações repassadas pela SEDUC, mais de 200 estudantes do Estado se inscreveram para participar do programa neste ano.

 

“Temos trabalhado muito para estimular a participação dos nossos alunos em programas como este. A educação estadual é parceira do Jovem Embaixador, assim como de outras iniciativas similares, porque elas valorizam o potencial dos estudantes da rede pública”, destacou professora Wanessa Zavarese Sechim, titular da SEDUC no Tocantins.