O estudante guaraiense Kaio César Barbosa Lima, de apenas 12 anos, foi um dos 8 tocantinenses premiados na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno do Colégio Estadual Antônio Alencar Leão (CEAAL) recebeu a medalha de bronze durante uma cerimônia realizada em Palmas nesta última quarta-feira (06/06).

 

Kaio foi um dos 18 milhões de estudantes brasileiros que se inscreveram na 13ª OBMEP, realizada ao longo do ano de 2017. No Tocantins, conforme dados da Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), mais de 186 mil alunos de 704 unidades de ensino públicas participaram da competição, considerada a mais importante do país no âmbito da matemática.

 

Foto: Divulgação

Kaio César ao lado da diretora do CEAAL, professora Aldenice Leandro (esq.) e da secretaria da SEDUC, Adriana Aguiar.

 

A SEDUC informou que os 8 medalhistas tocantinenses da OBMEP também receberão uma bolsa em dinheiro do Programa de Iniciação Científica (PIC Júnior). Os vencedores da premiação nacional representam os municípios de Palmas, que teve o maior número de estudantes medalhistas no Estado, cinco no total, além de Divinópolis, Paraíso do Tocantins e Guaraí.

 

A OBMEP é uma competição nacional promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A primeira edição do evento, que recebe o apoio financeiro do Governo Federal, foi lançada no ano de 2005. O concurso é voltado para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

 

Medalhistas tocantinenses da 13ª edição da OBMEP:

 

Medalha de Prata:

Giulia Rayssa Alves - Colégio da Polícia Militar (Unidade I) de Palmas;

Bryan Hanibal da Silva Pereira - Instituto Presbiteriano de Palmas.

 

Medalha de Bronze:

Bruna Caroline Lacerda da Silva - Escola Estadual Beira Rio de Palmas;

Gilson Júlio P. Filho - Escola Est. Paraíso do Norte de Paraíso do Tocantins;

Gabriel Trabach Coelho - Escola Est. Dona Cândida de Freitas de Divinópolis;

Kaio Cesar Barbosa Lima - Escola Estadual Antônio Alencar Leão de Guaraí;

Hearlei Roger Moreno Filho - Colégio da Polícia Militar (Unidade I) de Palmas;

Reno Sampaio de Souza - Colégio da Polícia Militar (Unidade I) de Palmas.