A Câmara de Vereadores aprovou na manhã desta quinta-feira (23/11), em primeira votação, uma proposta enviada pelo Poder Executivo que estabelece a criação de 106 cargos, distribuídos em 7 secretarias municipais da Prefeitura de Guaraí. A matéria ainda deve passar por uma segunda votação, prevista para acontecer no mês de dezembro, mas a tendência é que seja aprovada e entre em vigor no mês de janeiro do próximo ano.

 

O texto do Projeto de Lei Complementar (PLC Nº003/2017), que dispõe sobre a redefinição dos cargos da estrutura administrativa da Prefeitura de Guaraí, vinha sendo debatido na Casa de Leis desde o último mês de setembro. Até então a gestão Professora Lires Ferneda (PSDB) utilizava a estrutura criada pelo seu antecessor, o ex-prefeito Francisco Júlio (PSD), que possuía 57 cargos, distribuídos também em 7 secretarias.

 

Depois de vários embates relativos ao tema, que incluíram pedidos de vista e questionamentos sobre a falta de diálogo na elaboração da proposta com os vereadores de oposição, os parlamentares conseguiram entrar em acordo e acabaram aprovando o projeto por unanimidade de votos, com apenas duas emendas ao texto original. Como é necessário um intervalo de até 10 dias para a segunda e última votação, a aprovação final deve ficar para dezembro.

 

Apreciada tradicionalmente nos primeiros meses de mandato da gestão, a nova estrutura administrativa demorou mais do que o habitual para chegar até à Câmara de Vereadores. Na última segunda-feira (20/11), houve até uma tentativa de se votar a matéria, mas a oposição se utilizou de manobras regimentais para que a votação não tivesse prosseguimento sem um acordo, que incluía a participação dos legisladores na distribuição dos cargos.