Anuncie neste site

Esta foto da NASA demonstra bem a distância entre a Terra e a Lua no espaço


Foto: NASA/Divulgação - A NASA informou que a foto foi registrada quando a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilômetros da Terra.

Publicado em 06/01/2018 12:30 - Categoria: Curiosidades

A sonda OSIRIS-Rex da NASA faz parte de uma missão de ciência planetária que partiu da Terra em setembro de 2016, com o objetivo de coletar informações sobre o asteroide 101955 Bennu. Em outubro do ano passado a sonda registrou uma bela imagem da Terra e da Lua, mostrando visualmente a distância entre o satélite natural e o nosso planeta azul (384 mil quilômetros).

 

A expedição deve retornar a Terra somente no ano de 2023, trazendo consigo amostras que permitirão aos cientistas entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar. De maneira mais prática, a missão do OSIRIS-Rex busca entender de onde viemos, já que asteroides são remanescentes da formação do nosso Sistema Solar, explica a NASA.

 

Foto: NASA/Divulgação

Foto da OSIRIS-Rex mostra bem a distância entre a Terra e a Lua no espaço.

 

Sobre a foto, a Agência Espacial Americana informou que ela foi registrada quando a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilômetros da Terra. A Lua parece estar mais perto do que realmente está porque os três corpos formam um triângulo isósceles. Três imagens diferentes foram unidas para formar esta. Foi necessário ainda tornar a Lua mais brilhante para que ela ficasse visível.

 

Para quem achou o fundo da imagem extremamente escuro, há uma explicação para a ausência de estrelas. Apesar delas parecerem brilhantes para nós em uma noite sem nuvens, vistas do espaço elas emitem uma luz mais fraca. Basta observar que não conseguimos enxergá-las durante o dia, quando estamos na Terra, por isso elas não são tão nítidas nesta perspectiva.

Compartilhe: