As escolas estaduais do Tocantins iniciaram o ano com mais confiança e promovendo novas abordagens pedagógicas. No Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, localizado em Guaraí, a equipe observou, no resultado do Diagnóstico de Avaliação, que os alunos estavam com dificuldades de aprender porque faltavam conhecimentos básicos em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

A partir disso, a unidade de ensino buscou desenvolver um projeto-piloto de aceleração da aprendizagem denominado "Intervenção de Matemática e Língua Portuguesa" e aplicou durante os finais de semana. O coordenador pedagógico, Ailto Ribeiro Barros, contou que os professores prepararam uma aula diferenciada, com muitos exercícios e o resultado foi positivo. “O projeto encontra-se em fase de execução e constitui-se de instrumento de verificação do conhecimento e reforço no processo de ensino e de aprendizagem. Serve de experiência para a sistematização de ações a serem realizadas no ano de 2017”, disse.

Durante a aplicação, foram realizados exercícios sobre as quatro operações matemáticas, sobre linguagens e formas de comunicação, leitura e produção de textos, e ainda brincadeiras sobre os conteúdos e realização de gincanas do conhecimento.

Para a aluna do 6º ano Achilley Paula, de 12 anos, “a aula de reforço no sábado foi ótima porque o conteúdo foi gostoso para se aprender. Nós assistimos a vídeos sobre como fazer contas, e a diferença entre essa aula e as outras foi a forma de explicar dos professores”, contou.

“Essas aulas me ajudaram a melhorar nas avaliações de Matemática e Português. As aulas foram melhores porque é mais calmo e os professores têm mais tranquilidade para ensinar. Consegui aprender melhor”, disse Geovana Luzia, de 13 anos, aluna do 6º ano.

A escola também contou com a ajuda de alguns estudantes que atuaram como alunos monitores, ajudando os outros que estavam com mais dificuldades, promovendo assim interação entre eles. “Eu gostei das aulas de reforço, aprendi mais sobre adição, subtração, divisão e multiplicação”, contou Luis Antônio, de 11 anos, também matriculado no 6º ano do ensino fundamental.

Fonte: Com informações da ASCOM/SEDUC-TO