O secretário de Educação e Cultura de Guaraí, Professor Sebastião Mendes, se reuniu em Palmas com representantes da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (SEDUC) nesta última quarta-feira (15/05), onde solicitou mais recursos do governo estadual na manutenção do transporte escolar oferecido aos mais de 500 alunos das redes municipal e estadual que usam o serviço em Guaraí.

 

Sebastião pontuou durante o encontro, realizado com o gerente estadual de Transporte Escolar, Danilo Azevedo e com o Diretor de Apoio às Escolas, Hélio Milho Barbosa, que o município transporta atualmente 253 alunos da rede estadual, porém, durante os últimos repasses, o Governo do Estado ofereceu um montante equivalente ao custeio das despesas com apenas 160 alunos.

 

“Manter as rotas escolares é um desafio diário, dado os custos e valores irrisórios repassados Governo Federal. Nisto, sobra para os demais entes realizarem as complementações necessárias, principalmente ao município, que fica sempre com a maior fatia da dívida”, explicou Mendes, ressaltando que saiu da reunião com uma fala positiva sobre a atualização de valores já na próxima parcela.

 

A possibilidade de liberação de mais veículos para o transporte escolar no município e a situação de uma emenda do ex-deputado estadual Paulo Mourão (PT), que tem a finalidade de aquisição de um ônibus escolar, também foram discutidas na reunião. Sebastião ainda protocolou um ofício solicitando outra reunião, visando o debate sobre parcerias no fortalecimento da educação local.

 

Novas aquisições para a rede municipal de ensino de Guaraí

 

Nesta semana, além do debate sobre o aumento nos repasses para o transporte escolar, Sebastião Mendes também comemorou a chegada de novos quadros escolares para atender as demandas das escolas que ainda utilizam os antigos quadros à giz. Os novos equipamentos vão ser instalados ao longo dos próximos dias, dando melhores condições de trabalho aos professores da rede municipal.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Novos quadros escolares vão aposentar as antigas estruturas à giz.

 

Além dos novos quadros, a secretaria também recebeu um lote com 8 televisores de 43 polegadas (um para cada escola municipal), novos aparelhos de ar-condicionado e freezers horizontais. A aquisição dos novos patrimônios integra o conjunto de ações da pasta, visando garantir até o fim de 2020 uma melhor estrutura física para a educação municipal, incluindo ainda reformas de escolas.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Nesta semana também chegaram novos televisores, aparelhos de ar-condicionado e freezers.