A Prefeitura de Guaraí encaminhou nota oficial a redação do Guaraí Notícias nesta quinta-feira (25/04), com o objetivo de esclarecer alguns pontos relativos a recém-anunciada greve dos professores da rede municipal, agendada para iniciar no próximo dia 2 de maio. No texto, a gestão afirma “estar aberta ao diálogo” e critica a postura do sindicato que lidera o movimento grevista.

 

Ao contrário do que afirma o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET), o munícipio contesta a versão referente ao não pagamento de retroativos da data-base (correção anual de salários), relativa ao ano de 2017, alegando que tais valores foram quitados após a promulgação de uma lei em maio do ano passado, legislação esta questionada na Justiça pela categoria.

 

A nota também destaca que a representação sindical estaria “faltando com a verdade” no que tange o pagamento do piso do magistério, já que o município, de acordo com a versão apresentada, “cumpre integralmente a lei”, pagando R$ 2.557,73 a todos os professores em início de carreira, versão igualmente contestada na Justiça pelo SINTET, que alega o não cumprimento deste ponto.

 

Em relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), a nota afirma que a gestão honra o compromisso “dentro da visão legal, sem prejuízo ao funcionalismo”, garantindo pagamentos de direitos, incluindo progressões, licenças e demais benefícios, sem lembrar, porém, que a lei aprovada em 2016 também é alvo de ação judicial movida pelo próprio município no ano de 2017.

 

Sobre a data-base do ano de 2019, programada para ser paga em maio, a nota não esclarece se a categoria foi ou não chamada para participar das discussões em relação ao percentual de reajuste oferecido. O SINTET alega que não foi chamado para o debate e não concorda com o reajuste ofertado de 2,37%, abaixo da inflação anual oficial registrada no ano anterior, fixada em 3,75%.

 

Por fim, a nota lamenta a decisão sobre a greve e conclama a categoria para “rever o posicionamento”, já que a paralização poderá prejudicar os próprios profissionais da rede municipal, além é claro dos mais de 2.500 alunos matriculados. A Prefeitura também reafirma estar aberta a continuidade dos debates relativos ao funcionalismo, assim como para a melhoria do ensino.

 

CLIQUE AQUI e veja a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de Guaraí.