Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais de 4,4 mil acidentes com cobras peçonhentas foram registrados no Tocantins entre os anos de 2017 e 2021 (5 anos). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19/09), Dia Internacional de Atenção aos Acidentes com Serpentes (ofídicos).

 

As ocorrências mais comuns com serpentes são aquelas envolvendo jararacas, com 2.899 registros no período relativo à apuração dos dados. Em 2º lugar figuram os acidentes com cascavel, somando 616 registros. As duas cobras são bastante comuns em todo o país e estão entre as consideradas mais perigosas.

 

“É importante ressaltar que as serpentes estão apenas se defendendo. Os cuidados devem ser reforçados em ambientes onde é o hábitat natural delas ou locais propícios para o alojamento das mesmas, como entulhos e galpões”, enfatiza a assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES, Iza Alencar.

 

Cuidados e como agir

 

Cerca de 80% das ocorrências com cobras venenosas afetam as extremidades do corpo (dedos, mãos, pés, antebraço e pernas). Caso ocorra a picada, a vítima deve ser acalmada e levada imediatamente para o hospital. Veja mais dicas do biólogo e Youtuber Henrique Abrahão Charles, um especialista neste assunto.