Os 139 prefeitos, vice-prefeitos, além dos 1.307 vereadores eleitos no Tocantins em 2020, incluindo evidentemente os de Guaraí, serão diplomados por meio de evento online. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), que tem até o próximo dia 18 de dezembro para promover tais cerimônias.

 

A diplomação é o ato seguinte as eleições, que confirma oficialmente os nomes daqueles candidatos que conseguiram conquistar a preferência do eleitorado e não possuem impedimentos legais, podendo, portanto, assumir os respectivos mandatos eletivos que se iniciam a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

 

Os diplomas emitidos pela Internet vão conter o nome do candidato eleito ou do suplente, a indicação do partido ou da coligação pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente. Cada Zona Eleitoral vai definir a data e divulgar com antecedência a realização dos eventos online.

 

A ideia inicial é que estas cerimônias ocorram por meio de videoconferência, com o uso do aplicativo Google Hangouts Meet, lembrando que a população poderá acompanhar a diplomação também de maneira online. O processo ainda vai permitir redução de gastos, evitando a proliferação dos casos de Covid-19.