O governador interino do Tocantins, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), Mauro Carlesse (PHS), foi efetivado no cargo neste domingo (24/06), depois de receber 75,14% dos votos válidos no 2º turno da eleição suplementar. O candidato também foi o preferido dos eleitores de Guaraí, onde recebeu 74,35% dos votos válidos.

 

Nascido em Terra Boa-PR, Mauro Carlesse completa 58 anos no dia seguinte a realização do 2º turno (25/06). Ele é empresário e começou sua carreira política no Tocantins em 2011, filiando-se ao Partido Verde (PV). O governador eleito já comandou o Sindicato Rural de Gurupi e concorreu ao cargo de prefeito da cidade em 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual recebendo 12.187 votos.

 

2º turno de votação no Tocantins

 

No 1º turno da eleição suplementar, realizado no último dia 3 de junho, Carlesse também foi o mais votado entre os 7 candidatos que disputavam a preferência do eleitorado, recebendo pouco mais de 174 mil votos (30,31%). No 2º turno o candidato recebeu mais de 368 mil votos (75,14%), derrotando o senador da república Vicentinho Alves (PR), que recebeu 121 mil votos (24,86%).

 

2º turno de votação em Guaraí

 

Em Guaraí Carlesse foi o preferido nos dois turnos de votação, sendo que no 2º turno o candidato do PHS contabilizou 4.852 votos válidos (74,35%). Vicentinho Alves, que recebia o apoio da prefeita do município, Professora Lires Ferneda (PSDB), somou apenas 1.674 votos válidos neste 2º turno (25,65%). Brancos, nulos e abstenções somaram 73,22% do eleitorado da cidade.

 

Diplomação dos eleitos

 

Conforme já informado pela Justiça Eleitoral, a diplomação dos eleitos (governador e vice) deve ocorrer até o próximo dia 9 de julho. No dia 7 de outubro os eleitores tocantinenses voltam novamente às urnas para as eleições gerais, desta vez para eleger deputados federal e estadual, dois senadores, governador e vice, além de presidente da República e vice para um mandato de 4 anos.

 

Governador eleito: Mauro Carlesse (PHS)

Vice-governador eleito: Wanderley Barbosa (PHS)

Coligação Governo de Atitude – PHS, DEM, PTC, PRB, PMN, PP e PPS

 

Pleito extra vai custar mais de R$ 15 milhões

 

O pleito extra, orçado em mais de R$ 15 milhões, conforme dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), foi determinado depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice Claudia Lelis (PV), acusados de cometerem o crime eleitoral de caixa 2. Eles perderam os cargos em abril deste ano.

 

Resultado do 2º turno da eleição suplementar do Tocantins em Guaraí:


 

Resultado geral do 2º turno da eleição suplementar do Tocantins:


 

CLIQUE AQUI e veja o resultado do 2º turno da eleição suplementar em cada um dos 139 municípios do Tocantins.