A instabilidade política no Governo do Tocantins, enfrentada com a cassação do governador Marcelo Miranda (MDB), além de afetar o funcionamento da máquina pública e da economia, obrigou ainda o Sindicato Rural de Guaraí (SRG) a alterar as datas de realização da 29ª Exposição Agropecuária do município (EXPOGUARAÍ), já que a eleição suplementar foi marcada para o dia em que a entidade planejava realizar a tradicional Cavalgada do evento (3 de junho).

 

Procurado pelo Guaraí Notícias, o presidente Raimundo Pessoa, que também é o secretário de Administração e Finanças do município, explicou que a mudança de datas (de 31/05 a 10/06 para 08 a 17/06) se deve pelo fato de eventos como este serem proibidos em período de eleição, especialmente no dia que antecede a votação e também na data de realização do pleito, como determina a atual legislação eleitoral vigente, especialmente no que tange a lei seca.

 

Foto: Arquivo/SRG

"Esta situação na política estadual acabou mudando nossos planos", disse Raimundo Pessoa.

 

“A programação completa da nossa exposição agropecuária seria divulgada durante as comemorações do 48º aniversário da cidade, evento que aconteceu no último dia 10 de abril. Tínhamos quase tudo definido, mas esta situação de instabilidade na política estadual acabou mudando nossos planos. Agora vamos ter que recomeçar o planejamento praticamente do zero, em uma nova data – de 8 a 17 de junho”, explicou o presidente Raimundo Pessoa.

 

Outro problema alegado pelo presidente da entidade rural está no choque de datas em exposições de outros municípios do Estado. “Não podemos marcar nossa feira para a semana do dia 24 de junho, pois nesta data pode ocorrer o 2º turno. Nos restou marcar o evento para a mesma semana de Paraíso do Tocantins e Araguaína. Isso certamente vai dificultar na questão dos expositores, que podem não escolher vir para Guaraí”, argumentou o presidente.

 

Com os prazos cada vez mais curtos e a dificuldade de replanejar um evento, a diretoria do SRG enfrenta também o desafio de conseguir definir, dentro do novo prazo, uma programação que possa atender as expectativas da população, já que a EXPOGUARAÍ é considerada a mais tradicional festividade do município. Questionado sobre quando a programação será divulgada, Raimundo Pessoa disse que espera definir esta questão nas próximas semanas.

 

Foto: Arquivo/SRG

EXPOGUARAÍ é considerada a mais tradicional festividade de Guaraí.