Durante sessão virtual por videoconferência realizada nesta terça-feira (09/06), vereadores cobraram ações mais efetivas por parte da Prefeitura de Guaraí e da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). O assunto gerou debates entre parlamentares de oposição e de situação.

 

O vereador Walter Medeiros (DEM), por exemplo, solicitou, via requerimento, que o município providencie a entrega de medicamentos prescritos para os pacientes que realizam tratamento da Covid-19, especialmente aquelas pessoas de baixa renda, que não conseguem adquirir o kit de tratamento em farmácias.

 

Já o vereador Gleidson Bueno (DEM), cobrou que o município disponibilize meios eficientes para orientar a população sobre a doença, não apenas através das redes sociais. De acordo com o parlamentar, os munícipes sentem falta disso, incluindo a realização de ampla testagem de todos os casos suspeitos.

 

Outros vereadores criticaram a falta de barreiras sanitárias, além de insumos básicos e profissionais para atendimento nos postos de saúde, situações evidenciadas nas falas do vereador Gercival Lopes (SDD) e Enival Peres (PDT), que ainda criticaram a gestão por não ouvir as demandas da Casa de Leis.

 

Vereadores devem avaliar calamidade pública

 

Já reconhecido pela Assembleia Legislativa (AL/TO) no último dia 26/05, o estado de calamidade pública por conta da pandemia em Guaraí, também será alvo de apreciação da Câmara de Vereadores nesta semana. A pauta será discutida em sessão extraordinária não remunerada, que ainda será marcada.