9 dos 11 vereadores e a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO) em Palmas na manhã desta terça-feira (17/09), para debater a questão do possível fechamento do Instituto Médico Legal (IML) da cidade, informação que havia sido repercutida pelo Guaraí Notícias há menos de uma semana.

 

Durante o encontro, a superintendente da Polícia Técnico-Científica da SSP/TO, Nelsiane Martins Parente Azevedo, garantiu que o IML de Guaraí não será fechado. Segundo informado, o órgão deve passar por uma reestruturação, que inclui a mudança da atual sede para um prédio do Governo do Estado, desde que este possua mais condições de abrigar os serviços ofertados à comunidade.

 

Ainda durante o encontro, foi instituída uma comissão mista, formada por representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura e da Polícia Civil, com integrantes que possuem a responsabilidade de definir estratégias para que o órgão continue na cidade. Vale destacar que o delegado regional da Polícia Civil de Guaraí, Dr. Adriano Carrasco dos Santos, também participou da reunião.

 

Subordinado ao Governo do Estado, o IML é um órgão responsável por fornecer bases técnicas para julgamento de crimes. A mais conhecida das funções realizadas pelo instituto é a necropsia, também chamada de autópsia ou exame do indivíduo após a morte. O órgão também fornece dados para a identificações diversas, sendo essencial para o trabalho de investigação da Polícia Civil.

 

Vereadores que estiveram presentes na reunião:

 

Bonfim (DEM)

Davi Rocha (PDT)

Fátima Coelho (PSC)

Gercival Lopes (PRB)

Gleidson Bueno (MDB)

Mikéias Feitosa (PL)

Saboinha Junior (PV)

Tarcísio Ramos (PSB)

Walter Medeiros (PSD)