O Programa Guaraí Notícias da Rádio Ativa FM (87,9Mhz) entrevistou no início da tarde desta segunda-feira (1º de abril), a médica pediatra Drª. Caroline Lopes, convidada para tirar duvidas e esclarecer alguns pontos importantes sobre uma doença viral altamente contagiosa, conhecida popularmente como “mão-pé-boca”, enfermidade que afeta principalmente crianças de 0 até 5 anos de idade.

 

O tema da entrevista foi sugerido por ouvintes do programa, em função do alto número de casos registrados da doença em Guaraí nos últimos meses, além do fato da enfermidade muitas vezes acabar sendo confundida com outras doenças, lembrando que ela é causada por um vírus chamado coxsackie, oriundo da família dos enterovírus, que costumam habitar normalmente o sistema digestivo.

 

Foto: Divulgação

Doença mão-pé-boca costuma afetar principalmente crianças até os 5 anos de idade.

 

“Os principais sintomas da doença mão-pé-boca incluem febre alta, dor de garganta, coriza, além do aparecimento de manchas avermelhadas na boca, palma das mãos e na planta dos pés, podendo ocorrer ainda o surgimento de erupções nas articulações, nádegas e genitália. Esta virose é comum entre janeiro e abril, quando o clima é mais húmido no Tocantins”, explica a pediatra.

 

Ainda segundo Drª. Caroline, apesar de algumas confusões pontuais no diagnóstico, especialmente quando os primeiros sintomas começam a aparecer, a doença possui características muito evidentes, que podem ser percebidas sem a necessidade de exames. Vale salientar que a enfermidade costuma ser tratada com antitérmicos e anti-inflamatórios, já que não existe vacina preventiva ainda.