13.706 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o Tocantins não compareceram na 1ª fase de provas realizada neste último domingo (04/11). Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), isso representa um total de 25,2% de ausência. Ao todo, 54.300 pessoas se inscreveram em todo o Estado.

 

O percentual de faltosos neste ano foi o menor já registrado no país, 24,9%. Vale destacar que a avaliação, pré-requisito para o ingresso nas principais universidades brasileiras, vem sendo aplicada desde 2009. Nesta 1ª etapa foram realizadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A 2ª fase será realizada no próximo domingo (11/11) - ciências da natureza e matemática.

 

As provas tiveram que ser canceladas em dois locais distintos, um deles no Tocantins, no município de Porto Nacional, além de Franca, no interior do Estado de São Paulo. Segundo o INEP, nestes locais o exame não aconteceu devido à falta de energia elétrica. Estes estudantes poderão participar do 2º dia de provas normalmente e farão uma nova 1ª etapa entre 11 e 12 de dezembro.

 

Além de poder ser utilizada como pré-requisito para o ingresso em boa parte das universidades públicas e privadas do país, a nota do ENEM abre portas para quem busca bolsas de estudo através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e garante acesso ao sistema que oferece opções de financiamento público através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).