A Secretaria Municipal de Educação de Guaraí promoveu na manhã desta sexta-feira (05/04), a cerimônia de posse dos 8 diretores que comandarão as escolas municipais no biênio 2019/2021. Apenas dois dos gestores foram escolhidos pelo voto direto da comunidade escolar, enquanto os demais acabaram sendo nomeados, já que nestas unidades não houve inscritos no processo eleitoral.

 

Instituído em 2011, o processo eleitoral para escolha de diretores das escolas municipais de Guaraí é realizado em três etapas, incluindo a fase de inscrição, a fase de avaliação de conhecimentos e a eleição propriamente dita. Alunos, servidores das escolas, além de pais/responsáveis participam da escolha, efetivada por meio de votação secreta, servindo de modelo para toda a região.

 

Foto: Guaraí Notícias

O evento foi realizado na sede da secretaria e contou com a presença de servidores da pasta e diversas autoridades públicas.

 

O evento foi realizado na sede da secretaria e contou com a presença de servidores da pasta, da prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), do secretário municipal de Educação, Professor Sebastião Mendes, além do vereador Gercival Lopez (PRB), representando o Poder Legislativo local juntamente com o presidente da Casa de Leis, vereador Saboinha Júnior (PV).

 

Em sua fala, a prefeita Lires Ferneda parabenizou os gestores empossados e reforçou a importância do processo eleitoral, apesar da baixa participação de candidatos. “Nós respeitamos todo o processo eleitoral, sem qualquer tipo de interferência. Nas escolas onde não houve eleição, respeitamos a vontade da comunidade escolar, procurando manter os mesmos diretores”, disse.

 

Diretores empossados nas escolas municipais de Guaraí:

 

1 - Escola Municipal Euclides da Cunha (Beira do Rio) -

Francisco Marcos Alves de Oliveira (nomeado)

 

2 - Escola Municipal JK (Centro)

Maria Vitória Bastos da Costa (eleita)

 

3 - Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda (Setor Pestana)

Heby Valença Brito Brasil (eleita)

 

4 - Escola Municipal Luiz de Camões (Setor Nova Querência)

Genisi Genífera Schneider (nomeada)

 

5 - Escola Municipal Profª. Maria do Socorro Coelho Silva (Setor Aeroporto)

Clarislene Alves de Lima (nomeada)

 

6 - Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela (Setor Canaã)

Eliene Campos de Sousa (nomeada)

 

7 - Escola Municipal São Miguel (Canto da Vazante)

Ari Ventura Gonçalves Cardoso (nomeado)

 

8 - Escola Municipal Sossego da Mamãe (Centro)

Maria Aparecida do Carmo Oliveira (nomeada)