O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO) promoveu em Guaraí durante esta quinta-feira (30/05), uma ação com o objetivo de conscientizar estudantes de escolas estaduais e condutores de veículos. Além de palestras nas unidades de ensino, os servidores do órgão usaram carcaças de veículos acidentados, espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

 

A ação integra o chamado “Maio Amarelo”, mês totalmente dedicado ao tema trânsito, onde ocorrem uma série de atividades voltadas para a conscientização de condutores veiculares e pedestres em todo o mundo. No caso de Guaraí, além de blitzes educativas pela cidade, foram realizadas ainda palestras nas escolas da rede estadual, focando especialmente o público infanto-juvenil.

 

Foto: Divulgação/DETRAN-TO

Campanha educativa envolveu estudantes de escolas públicas da rede estadual de Guaraí.

 

Dados do próprio DETRAN/TO apontam que 90% dos acidentes têm como fator principal falhas humanas como: imprudência e desatenção. No Tocantins, ainda conforme dados do órgão estadual, são registrados todos os anos mais de 4 mil acidentes graves, grande parte deles resultando em mortes ou sérias consequências para a saúde dos envolvidos, incluindo a invalidez permanente.

 

Vale destacar que os veículos usados durante a ação educativa foram cedidos provisoriamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todos seriam de pessoas que perderam suas vidas em ocorrências registradas na cidade ou em regiões próximas ao município, uma forma de mostrar claramente as consequências que a violência no trânsito pode gerar para todos os envolvidos.