Moradores de Guaraí comemoraram bastante na manhã desta sexta-feira (06/09), o registro da primeira “chuva do caju”. Após quase 60 dias de estiagem, nuvens isoladas trouxeram um breve alívio ao calor forte registrado nos últimos dias. Apesar disso, o volume da precipitação foi inferior a 0,01 milímetro, ou seja, não refresca o ambienta e também não recupera a baixa umidade do ar.

 

A última chuva de Guaraí havia sido registrada no dia 08 de julho e assim como a que caiu dos céus nesta sexta-feira, o volume também não foi significativo. Levando-se em conta os volumes acima de 10 milímetros, ou seja, superiores a 10 litros de água por metro quadrado, não chove no município há mais de 100 dias, situação muito parecida com o mesmo período de anos anteriores.

 

Meteorologistas apontam que a estiagem e o calor forte devem persistir por mais alguns dias em boa parte do Tocantins, incluindo Guaraí. A expectativa é de que as chuvas de maior volume voltem a ser registradas apenas a partir do dia 15 de outubro. Até lá, o tempo continuar firme, com temperaturas acima dos 38 graus e a umidade relativa do ar atingindo índices inferiores a 15% (clima de deserto).

 

Enquete do Guaraí Notícias

 

 

Em uma enquete realizada desde o último dia 02/09, o Guaraí Notícias questionava seus leitores sobre quando seria registrada a primeira “chuva do caju” no município. 34,52% das pessoas indicaram que o fenômeno ocorreria entre 09 e 14/09. Para 32,14% dos votantes, a chuva daria o ar da graça até 08/09 e 17,86% indicaram que os cajus veriam água do céu só no começo de outubro.